Instagram qual a melhor hora para postar?

A melhor hora para postar no Instagram, as plataformas de mídia social tornaram-se perguntas-chave de marketing. No entanto, simplesmente enviar conteúdo periódico não é suficiente. Determinar quando postar é fundamental para alcançar o maior número possível de leitores ou clientes.

Como uma plataforma centrada em dispositivos móveis que atende principalmente a jovens adultos, o Instagram oferece uma oportunidade única de interagir com clientes e clientes nesse grupo demográfico. Neste post, vamos discutir como a plataforma se destaca e ajudá-lo a descobrir o melhor momento para postar no Instagram.

Vamos conversar!

Por que o Instagram é uma plataforma que vale a segmentação

Cada plataforma de mídia social possui recursos exclusivos que a tornam atraente para determinados tipos de usuários. Portanto, é aconselhável postar em várias plataformas diferentes, pois isso permite que você atinja a mais ampla variedade de clientes em potencial.

O Instagram em particular é diferente de outras plataformas de mídia social de algumas maneiras principais. A primeira é que ele foi projetado desde o início para uso móvel. Os recursos da versão desktop são limitados, incentivando a publicação e a navegação em trânsito.

Essa plataforma também tende a atrair um público mais jovem. A esmagadora maioria dos usuários do Instagram tem entre 18 e 29 anos. Para empresas que tentam alcançar adolescentes e jovens, isso faz do Instagram um território de marketing ideal.

Além disso, 53% dos adolescentes dizem que o Instagram é a melhor plataforma para aprender sobre novos produtos. Além disso, mais da metade dos usuários da plataforma seguem as marcas. Com 800 milhões de usuários no total, o Instagram oferece a oportunidade de atingir um grande número de clientes.

Infelizmente, o algoritmo do Instagram tem sido um ponto de reclamação para usuários e empresas em geral. Ele promove postagens com base em uma combinação de relevância (como a postagem é semelhante a outro conteúdo que um determinado usuário visualizou), relacionamento (quanto o usuário interagiu com o pôster).

Descobrir como trabalhar com esse algoritmo para que suas postagens apareçam no topo dos feeds de seus seguidores é fundamental para o sucesso do marketing no Instagram. Por outro lado, ignorar o algoritmo pode levar a que todos os seus posts cuidadosamente criados não sejam vistos. Embora existam alguns aspectos que você não pode controlar, você pode prestar atenção ao tempo de suas postagens.

Como determinar o melhor horário para postar no Instagram (4 dicas)

O melhor momento para postar em qualquer plataforma de mídia social varia de empresa para empresa. Além disso, cada site individual é único. Portanto, é imperativo considerar sua audiência específica e a plataforma que você está usando.

Nas próximas seções, veremos alguns fatores importantes que você deve considerar ao determinar o melhor horário para postar no Instagram. Essas técnicas permitirão que você elabore uma estratégia de postagem que obtenha resultados reais.

1. Determinar quando seus posts ver mais engajamento

Posts de sucesso no Instagram são aqueles que promovem engajamento, também conhecidos como interação do usuário. Postagens com mais comentários que são compartilhados com frequência são priorizadas pelo algoritmo da plataforma. Em outras palavras, eles são mais propensos a serem vistos.

A criação de conteúdo bem trabalhado é um bom começo, mas postar quando os usuários estão mais propensos a interagir com esse conteúdo é uma das melhores maneiras de se classificar alto. A maneira como você faz isso dependerá de quanto tempo e quão ativo você esteve na plataforma.

Se você é um usuário de longa data do Instagram, pode usar o  Instagram Insights  para realizar algumas pesquisas. Essa ferramenta para empresas detalha como os seguidores se envolvem com seu perfil e suas postagens individuais. Você pode usar esses dados para determinar quando seu conteúdo tem mais envolvimento. Em seguida, você pode priorizar a postagem futura nesses momentos.

Novos perfis do Instagram não têm esse luxo, pois não haverá dados suficientes para que o Instagram Insights forneça uma imagem precisa de quando os seguidores estão comentando e compartilhando suas postagens. Nesse caso, você precisará coletar os dados por meio de suas postagens anteriores. Embora potencialmente tedioso, isso evita que você publique em momentos inoportunos e que perca a oportunidade de vender para mais usuários.

Você também deve considerar quando poderá responder a comentários e direcionar mensagens para incentivar o envolvimento mais diretamente. Quanto mais rápido você puder responder ao seu público, mais rápido suas postagens deverão chegar ao topo dos feeds de seus seguidores.

Se você puder, você também vai querer publicar suas postagens em tempos de grande engajamento, e configurá-las para postar automaticamente no Instagram . Isso ajuda a direcionar os usuários da plataforma para o seu site.

2. Conheça a agenda do seu público-alvo

Os usuários do Instagram têm hábitos específicos que facilitam a postagem quando eles estão mais propensos a usar o aplicativo. Ter uma ideia da programação diária do seu público deve ajudá-lo a aproveitar esses hábitos.

Por exemplo, pesquisas mostram que quase metade dos americanos verifica seus celulares  quando acordam, e os aplicativos de mídia social são uma maneira comum de gastar esse tempo. Para jovens profissionais, isso pode ser antes do nascer do sol. Se o seu público é formado por estudantes universitários, por outro lado, pode ser até tarde.

Pausas para almoço também são tempos populares para as pessoas verem suas contas de mídia social. É provável que as postagens do meio-dia durante a semana de trabalho cheguem a um grande número de jovens adultos que estão passando seus intervalos usando seus telefones.

Por outro lado, as horas de trabalho e os fins de semana normalmente não são tempos de postagem ideais. As pessoas geralmente se concentram em seus empregos ou aproveitam seus dias de folga. Competir pela atenção dos clientes durante esses períodos é muito mais difícil do que capturá-los quando estão procurando uma maneira de matar o tempo.

3. Considere o impacto dos fusos horários

Lembrando que nem todos estão no mesmo fuso horário que você pode evitar que você perca a chance de alcançar mais usuários do Instagram. Enquanto muitos dos seus seguidores podem estar em sua vizinhança geral, reconhecendo seus seguidores globais também é uma maneira inteligente de aumentar suas chances de sucesso.

Ao verificar o Instagram Insights ou coletar dados sobre quando os usuários estão mais engajados com suas postagens, você pode se sentir tentado a se concentrar apenas nos horários e dias com os níveis de engajamento mais altos. Se você olhar mais de perto, no entanto, provavelmente notará uma ou duas outras vezes quando o engajamento aumentar, mesmo que não seja tão alto.

Esses períodos secundários de alto envolvimento às vezes são o resultado de usuários em outras partes do mundo interagindo com seu conteúdo. Postos espantosos para que alguns deles aumentem durante esses períodos podem melhorar o envolvimento com usuários globais e aumentar o número de seguidores em todo o mundo.

Se você pretende segmentar uma área específica do mundo, também pode analisar especificamente quando as pessoas dessa região estão mais envolvidas com seu conteúdo. Então, você pode simplesmente agendar mais postagens durante esses horários.

4. Continue melhorando, monitorando seus seguidores (e seus concorrentes)

O marketing de mídia social eficaz não pode ser estático. Seu perfil e suas postagens devem continuar a crescer e melhorar à medida que você ganha mais seguidores e que os interesses e as informações demográficas dos usuários mudam.

Só porque você determinou a melhor hora para postar no Instagram uma vez não significa que seu trabalho está feito. Monitorar continuamente seus seguidores e postagens para ver quando e como os usuários estão interagindo com seu conteúdo permitirá que você se adapte aos principais hábitos e preferências de sua base de clientes.

Também é aconselhável analisar os perfis e as postagens de seus concorrentes para ver quando os usuários estão mais envolvidos com o conteúdo. Isso pode ajudar você a prever tendências em como a atividade do usuário pode estar mudando e fornecer acesso a novos clientes em potencial.

Conclusão

Determinar o melhor momento para postar no Instagram pode melhorar drasticamente o sucesso da estratégia de marketing de sua empresa. Embora o seu mercado e o público-alvo influenciem exatamente o momento, existem várias estratégias que você pode usar para colocar seu conteúdo na frente de mais usuários.

Para descobrir qual é a melhor hora para postar no Instagram, você vai querer:

  1. Determine quando suas postagens veem mais engajamento.
  2. Conheça o cronograma do seu público-alvo.
  3. Considere o impacto dos fusos horários.
  4. Continue melhorando, monitorando seus seguidores (e seus concorrentes).

Você tem dúvidas sobre como construir seguidores fortes no Instagram? Deixe-os na seção de comentários abaixo!

>