Palestra será nesta quinta-feira (6) no Salão de Eventos da PUCRS

Nesta quinta-feira (6), Steve Wozniak, o engenheiro e cofundador da Apple, e Neil Patel, um guru do marketing digital, estarão em Porto Alegre para dividir suas experiências com o público. Ao lado de Steve Jobs, Wozniak desenvolveu um dos primeiros computadores pessoais que revolucionaria o mercado da tecnologia de consumo, o Apple II. Já Patel é um dos nomes que explodiu nos últimos tempos por ajudar empresas como a Amazon e a HP a aumentarem seus lucros.

O evento será no Salão de Eventos da PUCRS, no prédio 41, e abre o curso de Pós-Graduação em Gestão, Empreendedorismo e Marketing feito em parceria entre a universidade e a UOL Edtech, empresa de soluções educacionais. Quem tem vontade de vê-los, até às 15h desta quarta-feira (5), ainda havia cerca de 500 ingressos disponíveis. Os preços variam de R$ 98 a R$ 280.

Steve Wozniak
Foi ao lado de Steve Jobs que o engenheiro Steve Wozniak fundou, em 1976, a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia de todos os tempos. Enquanto Jobs era o homem por trás dos negócios, Wozniak colocou a mão na massa para programar o primeiro computador pessoal de sucesso no mercado.

Steve Wozniak, o cofundador da Apple Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP

A ele é atribuído o desenvolvimento da primeira linha de produtos da marca, o Apple I e II, que influenciaram o primeiro Macintosh. Apple II foi uma criação revolucionária, pronta para o usuário comum, tinha gráficos em cor e entrada para disquete.

Ele deixou a Apple em 1985, mas continuou se envolvendo na indústria da computação. Sua biografia, iWoz, publicada em 2006, entrou para a lista dos mais vendidos do The New York Times.

Neil Patel
Patel é uma figura conhecida na área do marketing digital e o fundador das empresas Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics. Colabora para a revista Forbes e cita entre seus principais clientes a Amazon e a HP.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS

No ano passado, Patel, que é conhecido por gastar milhões em testes para descobrir o que funciona ou não no marketing digital, pediu a modelos, celebridades e influenciadores brasileiros que postassem uma foto no Instagram com a placa: “Quem é Neil Patel?”. Com ZH, ele falou sobre esse e outros experimentos. Confira abaixo:

No ano passado, muitas celebridades fizeram uma ação com o seu nome. Como você escolheu as pessoas e o que você queria com essa campanha viral?
Eu escolhi as pessoas com base no número de seguidores que elas tinham, na tentativa de chegar ao máximo de pessoas. A ideia por trás da campanha era simples: como minha marca é meu próprio nome, eu queria que as pessoas começassem a procurá-la no Google para entrar nos assuntos mais buscados. Assim, todo o meu conteúdo melhoraria nos rankings das pesquisas do Google (o posicionamento na página de resultados), devido ao rápido aumento de interesse por meu nome. Por causa disso, meus artigos também começaram a ter melhor posição nos rankings.

Muitas marcas recorrem a influenciadores digitais para fazer marketing. Essa é a melhor saída?
Não é a melhor, mas é uma ótima maneira. Na minha mente, é uma boa estratégia para fazer junto a outras coisas mais importantes a longo prazo, como marketing de conteúdo e SEO. Marketing com influenciadores ajuda para que pessoas novas conheçam a marca e para que ela cresça a curto prazo.

Você é conhecido por fazer experimentos ousados. O que você testou que mais o surpreendeu?
Eu amo experimentos! Todos os profissionais do marketing deveriam estar constantemente testando novas ideias e estratégias. Eu acredito que a campanha do Instagram me surpreendeu porque eu não estava esperando um resultado tão rápido nos rankings do Google.

O que diferencia o mercado brasileiro do dos Estados Unidos ou até do resto do mundo em termos de marketing?
A ideia por trás do marketing digital é a mesma. A diferença é que no Brasil, quando comparado aos Estados Unidos, o mercado é muito mais competitivo e as empresas investem mais dinheiro. Isso é uma ótima notícia para as empresas do Brasil. Isso significa que, se você começar a investir em marketing digital inteligente, você terá mais chance de se posicionar melhor no ranking.

Leia também

e-Book Marketing Digital em empresas de tecnologia

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Pin It on Pinterest

Shares
Share This