Estudo da eMarketer estima que 71% dos usuários da internet global vão se conectar a redes sociais pelo menos uma vez por mês este ano

Um terço da população mundial, ou 2,46 bilhões de pessoas, vão se logar em sites redes sociais (Facebook, Twitter etc.) pelo menos uma vez por mês em 2017. O dado é do censo anual de redes sociais que acaba de ser publicado pelo site de pesquisas eMarketer. Esse número representa 71% de toda a população da internet global e equivale a um crescimento de 8,2% sobre o total de usuários de redes sociais do estudo de 2016. Para 2021, a estimativa do eMarketer é ter 3,02 bilhões de pessoas em redes sociais globalmente.

Segundo o eMarketer, os principais fatores para o crescimento dos usuários de redes sociais são a expansão da cobertura da internet móvel e o aumento da adoção de smartphones globalmente. Em 2017, 81,8% dos usuários globais de redes sociais vão se logar via smartphone, aponta o estudo. Em 2021, esse percentual vai crescer para 86,7%.

“Para muitas pessoas ao redor do mundo, as redes sociais são uma forma de se manter conectado aos amigos e à família”, diz Corey McNair, analista de projeções do eMarketer e responsável pelo estudo deste ano (Worldwide Social Network Users: eMarketer’s Estimates and Forecast for 2016-2021). O estudo completo está disponível para assinantes do serviço ou para compra avulsa.

O eMarketer, segundo McNair, não inclui o uso de aplicativos de mensagem direta como Snapchat e WeChat, na definição do que é social media. “Esses aplicativos têm concorrido cada vez mais com Facebook e Twitter, que passaram a ter de oferecer recursos e serviços semelhantes para enfrentá-los”, diz McNair.

A oferta de conteúdo em vídeo e a possibilidade de fazer streaming, adotada por Facebook e Twitter como uma forma de se diferenciar da concorrência, ajudou a reter mais os usuários das mídias sociais e reforçar seu uso, mas não reverteu em aumento da população conectada à social media. Regiões urbanas da América do Norte e Oeste Europeu, por exemplo, que possuem banda móvel capaz de suportar streaming, cresceram apenas 2,9% e 3,4%, respectivamente, sua base de usuários de redes sociais.

A maior parte do crescimento da população usuária de redes sociais veio com a disponibilidade de smartphones mais baratos, cobertura Wi-Fi acessível e expansão das redes móveis 3G e 4G. Esses fatores foram importantes geradores de crescimento de novos usuários de redes sociais em áreas em desenvolvimento como Ásia-Pacífico, América Latina, África e Oriente Médio.

 

Leia também

e-Book Marketing Digital em empresas de tecnologia

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Cadastre Seu Email Para Baixar O Layout

Esse é um layout gratuito para usar no Divi, faça seu cadastro e aproveite

Confira Seu Email e Baixe o Layout

Pin It on Pinterest

Shares
Share This